quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ex-presidente Lula participou do Programa do Ratinho nesta quinta-feira (31)


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvafez, na noite desta quinta-feira (31), sua primeira participação em um programa de TV desde o anúncio do desaparecimento do câncer na laringe. No 'Programa do Ratinho', do SBT, ele deu uma entrevista ao lado do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo,Fernando Haddad.
Durante o tempo em que esteve no programa, Lula fez elogios ao governo e à presidente, Dilma Rousseff.  "A presidente Dilma Rousseff vai estar muito forte no final do seu mandato. Ela não só irá querer, como tentará a reeleição", disse.  "Eu serei cabo-eleitoral para reelegê-la. A única hipótese de eu voltar é ela não querer. Só serei candidato se ela não quiser. Eu não vou permitir que um tucano volte à Presidência", afirmou.
Ao falar sobre seu tratamento, Lula disse que ainda tem dificuldade para falar e para engolir. "Hoje estou com minha garganta estourada", disse, por causa de um discurso no dia anterior, num evento em Brasília. "A garganta fica inflamada. Quando eu tomo água dói, quando eu mastigo saliva dói, quando eu como carne dói, quando eu como pão dói", disse. "Eu brinquei com o Ratinho que eu comprei  esse terno quando estava no hospital, preparando para usar no caixão", afirmou.
Lula falou de seu irmão mais velho, que teve câncer na garganta. "Na semana passada ele foi considerado curado definitivamente, depois de 5 anos", disse Lula. "O tratamento não é brincadeira. É duro. Mas tem que ter dedicação e disciplina para cumprir as regras dos médicos", afirmou. Ele disse que tem acordado às 6 horas da manhã diariamente e faz fisioterapia. "Já tomei dois tombos", disse.
Perto do fim da participação do ex-presidente, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, disse que não queria falar sobre a polêmica envolvendo um encontro entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, no qual teria sido tratado o assunto da data de julgamento do mensalão. "Não tenho interesse em falar nisso, enviei uma nota", disse Lula. "Quem inventou a história que prove".

Eleições 2012: A importância da Internet nas eleições municipais

A internet nos últimos anos tem transformado cenários políticos mundo afora. A rede mundial de computadores está cada vez mais integrada a vida das pessoas. A internet ocupa hoje um grande espaço na vida dos cidadãos, e as várias ferramentas de interação como os Blog’s e as redes sociais como o Facebook, Orkut e Twitter terão um grande poder de definir o voto do eleitor e influenciar no debate eleitoral nas eleições deste ano.
Com o advento das Redes Sociais e dos Blog’s nas eleições municipais deste ano, veremos um fator novo que serão os Palanques Eleitorais Eletrônicos, onde candidatos a vereador e prefeito jogarão uma enxurrada de propostas e projetos na internet. É neste momento que cabe a cada um de nós realizarmos uma triagem, uma reflexão de todo este material, pesquisar o histórico e conhecer o candidato.
Os debates de boca a boca pelas ruas da cidade tendem a se manter como palanques eleitorais fundamentais para nortear a decisão dos eleitores, principalmente nas cidades pequenas, onde o acesso a internet ainda é restrito.
Na opinião de muitos, as redes sociais ainda não tem capacidade de decidir sozinhas uma eleição, mas serão de fundamental importância na construção do papel democrático. É importante salientar que esse ambiente vai criar possibilidades de diálogo e interação entre o eleitorado e o candidato.
A internet, se bem utilizada, é capaz de aprofundar muito o debate político. Os Blogs e as Redes Socais são formadores de opinião assim como a rádio, o jornal e a televisão e serão palcos de calorosos debates e manifestação de idéias da população e dos candidatos. Esses, por sua vez, não devem menosprezar a importância dessas ferramentas interativas, sob o risco de amargarem o insucesso em virtude da falta de planejamento da sua campanha no plano virtual. Tomemos como exemplo a campanha presidencial americana, em 2008. O presidente norte-americano Barack Obama fez o uso das redes sociais que foram decisivas para elegê-lo como presidente.
Em 2012, mais do que nunca, a internet será um palanque vitorioso para aqueles que souberem aproveitar todos os recursos e oportunidades que ela tem a oferecer.
www.encantosdoserido.com 

Hoje (31) é o Dia Mundial Sem Tabaco

As comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco completam 25 anos (Jubileu de Prata), pois  essa data  - "31 de Maio" surgiu a partir de uma série de eventos desencadeados no mundo desde 1987. 
Este dia a ser comemorado em 31 de maio de cada ano, em todos os continentes, precedido da semana de campanha de âmbito mundial, visa alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do tabaco.
Um estudo realizado pelo Banco Mundial estimou que o tabagismo resulta em uma perda global de US$ 200 bilhões por ano em função de mortes prematuras, incapacitação, adoecimento, aposentadorias precoces e de faltas ao trabalho, sendo que aproximadamente a metade deste montante ocorre em países em desenvolvimento. O tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. A causa mais comum de morte por câncer no mundo é o câncer de pulmão. No Brasil, o câncer de pulmão também é a primeira causa de morte por câncer em homens e a segunda em mulheres. 

Nesta quarta-feira (30) foi a vez dos sítios Juazeiro, Batalha e São Francisco receberem as visitas missionárias


Ontem (30) os freis Helio Jr. e Heleno Januário visitaram os sítios Juazeiro, Batalha e São Francisco. Como já estamos no final de maio, os freis aproveitaram para celebrar a Sagrada Eucaristia nestas comunidades e finalizar o mês de maio. Segundo os vigários da Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos de Jardim de Piranhas, estes momentos são muito importantes para ir ao povo de Deus, ter um contato com aqueles que muitas vezes só têm um contato com a Igreja apenas pela TV.

Internet é usada por 98% das empresas com mais de dez empregados no Brasil


O Ministério das Comunicações informou nesta sexta-feira (25) que 98% das empresas do Brasil com mais de dez funcionários estão conectadas à internet, e 99% utilizam computadores em seus trabalhos. Os dados são da 7ª Pesquisa TIC Empresas 2011, feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entidade composta por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.
Todas as empresas pesquisadas com mais de 50 empregados utilizam a internet, segundo o relatório. A pesquisa indica também que 92% das companhias brasileiras já utilizam serviços de governo eletrônico, como consultas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da empresa (71%), pagamentos de impostos online (63%) e a participação em licitações públicas (28%).
Segundo a pesquisa, 60% das empresas possuem um site ou uma página na internet, e 30% pretendem registrar um domínio nos próximos doze meses. Participaram da pesquisa 5,6 mil empresas com dez ou mais funcionários no Brasil.

MP notifica pré-candidato e rádio comunitária em Jardim de Piranhas


A Promotora de Justiça da 59ª Zona Eleitoral, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim, expediu recomendação contra o pré-candidato a prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino.

O documento, publicado na edição nº 12.716 do Diário da Justiça de terça-feira, 28, pede que Rogério Soares de Araújo (Rogério Couro Fino) cesse, imediatamente, ou se abstenha de distribuir objetos, bens e mercadorias ou prêmios visando ao aliciamento de eleitores, haja vista que esta conduta pode caracterizar abuso do poder econômico e crime eleitoral, ensejando, inclusive, à cassação de registro de candidatura, nos termos da legislação ora enfocada.
A promotora também recomendou ao diretor da Rádio Comunitária Vale do Piranhas, FM 87.9, Sandoval Araújo Neto que se abstenha de divulgar qualquer propaganda eleitoral de possíveis candidatos, pré-candidatos ou partidos políticos, ainda que de forma dissimulada por meio de referências à marcas que os identifiquem, bem como através de comentários elogiosos ou que denigram a imagem daqueles de forma a induzir os eleitores a considerar o beneficiário ou a pessoa criticada como mais ou menos apto ao cargo público pleiteado.
As recomendações da promotora Hayssa Kyrie Medeiros Jardim são extensivas a todas as pré-candidaturas do município de Jardim de Piranhas.

ONU recomenda fim da Política Militar no Brasil

O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira (30/05) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram hoje como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.
A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".
A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".
Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".
O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.
O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".
A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".
Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.
Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".
Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".
EFE

Potiguar Renan Barão será o primeiro potiguar a disputar cinturão do UFC


Se depender da preparação física, o americano Urijah Faber vai encontrar um Renan Barão bem diferente dos que já venceu três lutas no UFC, maior evento de MMA do mundo. Isso, porque o potiguar de 25 anos está fazendo um trabalho físico especial, para ficar mais forte para o confronto marcado para o dia 7 de julho, que decidirá quem será o dono do cinturão interino da categoria galo (até 61 quilos).

"Estou fazendo um trabalho especial de preparação física, mas sem me desligar do muay thai, do jiu jitsu, do MMA em si, afinal, vou precisar estar bem preparado em todos os aspectos para a luta", afirmou Renan Barão, que será o primeiro potiguar da história do UFC a decidir o cinturão, mesmo que interino, de uma categoria. "É uma honra para mim e espero poder escrever meu nome na história", acrescentou.

Tarifa menor de telefone popular passa a valer na próxima semana


A partir da próxima segunda-feira, 4 de junho, começa a funcionar a tarifa básica reduzida, telefone fixo destinado à população de baixa renda. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. Ele reconheceu que existe um número grande de famílias que não tem telefones no país.

Paulo Bernardo disse que o governo também está fazendo um esforço para reduzir o custo das ligações da telefonia móvel. Atualmente, segundo ele, o valor da ligação pré-paga é quase duas vezes e meia o dos celulares com conta.

No plano de telefonia fixa popular, o preço da tarifa básica reduzida será de R$ 13,50, e poderá chegar a R$ 9,90, sem imposto. Deverão ser beneficiadas cerca de 22 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo. Nos primeiros 12 meses, o telefone social será ofertado para as famílias que recebem até um salário mínimo; entre 12 e 24 meses, para as que recebem dois salários mínimos; e a partir de meados de 2014, para todos os inscritos no Cadastro Único.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Planeta Vênus transitará pelo Sol no dia 5, provocando fenômeno raro


Brasília – Em menos de uma semana, os admiradores do espaço sideral terão uma oportunidade única: observar a passagem do planeta Vênus pelo Sol. O fenômeno ocorrerá no próximo dia 5 em praticamente toda a Terra, segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. De acordo com os especialistas, os trânsitos de Vênus são raros e ocorrem aproximadamente a cada século. A previsão é que o fenômeno não se repita até 2117.
O fenômeno começará por volta das 15h na região do Pacífico (16h em Brasília). A Nasa informou que a passagem de Vênus pelo Sol poderá ser observada em alguns países a olho nú, como o Chile, por exemplo. Os especialistas recomendam que o fenômeno não deve ser observado diretamente (sem proteção), pois a luz é intensa.

Fifa divulga tabela da Copa da Confederações 2013. Brasil abrirá competição em 15 de Junho

Em evento no Rio de Janeiro, com a presença do secretário-geral Jérôme Valcke, Bebeto e Aldo Rebelo, ministro do Esporte, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram, na manhã desta quarta-feira, a tabela da Copa das Confederações. Como no Mundial de 2014, a seleção brasileira só jogará no Maracanã caso chegue à decisão da competição, que será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. Ronaldo não compareceu à coletiva.
A abertura será no dia 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal. Depois, o Brasil entra em campo em 19 de junho, em Fortaleza, às 16h. O último jogo da primeira fase será em Salvador, dia 22 de junho, também às 16h. Se passar em primeiro do Grupo A, a Seleção joga a semifinal em 26 de junho em Belo Horizonte, às 16h. Caso seja o segundo colocado, a partida será no Castelão, no mesmo horário, mas um dia depois. A decisão do dia 30 de junho está marcada para as 19hno Rio de Janeiro. Somente a disputa pelo terceiro lugar, na Fonte Nova, no dia da final, será às 13h. Todos os horários acima são de Brasília.
Brasília terá apenas uma partida em toda a competição. A tabela apresentada conta com jogos em Recife e Salvador, mas as duas cidades ainda esperam confirmação da Fifa apenas em novembro sobre a participação no torneio (as tabelas com quatro ou cinco sedes não foram divulgadas).

Comando da Polícia Militar de Caicó lança campanha "Trote não é brincadeira"


A Central de Comunicações do 6º BPM (Copom), com base em uma análise das ligações telefônicas recebidas diariamente através dos terminais de emergência 190, verificou o grande índice de trotes recebidos, tanto de denuncias de falsas ocorrências quanto de desacato aos operadores.
Ancorado no referido resultado, o Copom elaborou uma campanha contra trote que será iniciada a partir desta sexta-feira (01) e que tal Campanha tem o título de “Trote não é brincadeira”, tendo em vista a maioria dos trotes partirem de ligações efetuadas por crianças.
A campanha será divulgada na imprensa, através de programas radiofônicos e blogs, nas escolas de ensino fundamental, ocasião em que os operadores farão uma explanação sobre o assunto e entregarão uma cartilha com uma estória de um trote fictício a cada aluno na tentativa de conscientizá-los do problema.
Após a divulgação da Campanha, será iniciada a segunda etapa, a qual fará um levantamento dos números telefônicos que partem as ligações e registraremos a ocorrência na esfera judicial para possíveis penalidades dos responsáveis de acordo a legislação existente. A campanha não se limitará a cidade Caicó, tendo em vista trotes que também são efetuadas das cidades circunvizinhas como Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, São João do Sabugi e São Fernando.

RN assina convênio para ser a sede dos jogos escolares em 2013


Uma boa notícias para os desportistas do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado e Comitê Olímpico Brasileiro, assinaram na tarde de ontem, um convênio que oficializou Natal, como sede da a Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares. As Olimpíadas Escolares são consideradas o maior evento escolar de rendimento do mundo. A etapa nacional vai contar com a participação de mais de cinco mil atletas, de 12 a 14 anos de idade, de 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal. O evento será realizado em setembro de 2013.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jardinense Yuri Silva já é destaque no site do Botafogo no Globoesporte.com

Confira a matéria:
"O Botafogo receberá os dois vencedores da sétima edição do Pnera, a peneira que tem participação de Zico e Ronaldo Nazário e apoio do GLOBOESPORTE.COM – e que vem dando a garotos de dez a 18 anos a chance de fazer testes em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. A mais recente edição do projeto teve quase 400 mil votos no site do Pnera.
O vencedor por votação foi Yuri Silva, de 17 anos. Ele é atacante e tem a condução de bola como ponto forte. O garoto é de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte. Ele teve mais de 145 mil votos.
O escolhido pelos coordenadores do Pnera, por análise técnica, foi Gustavo Bastos. Ele tem 16 anos e é de Santana, no Amapá. É goleiro. Ele diz que pretende ser profissional no futebol para poder ajudar as crianças carentes de sua cidade."

Vem aí a tradicional Festa dos Anos 60 em Jardim de Piranhas!


Inscrições para o Enem começam hoje pela internet


Estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 poderão se inscrever a partir das 10h de hoje (28).  O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. A taxa de inscrição permanece em R$ 35.

Governo Federal antecipa liberação de R$ 2,3 milhões para combater a seca no RN


O Governo Federal autorizou o empenho e a antecipação da primeira de quatro parcelas de R$ 592.105,25  para ações de defesa civil no Estado do Rio Grande do Norte. No total os recursos antecipados serão de R$ 2.368.421 para combater o problema.
A portaria de número 286 que concede a liberação dos recursos foi publicada hoje, 28 , Diário Oficial da UniãoSegundo o documento, o repasse das demais parcelas está condicionado a apresentação pelo proponente e aprovação do Plano de Trabalho pela área competente. O prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias, a partir da liberação da 1ª parcela dos recursos. O governo do Estado deverá apresentar prestação de contas no final do prazo de 30 dias a partir do término da vigência.

Jardinense é o grande vencedor da 7ª edição do Concurso Pneira



O jardinense YURI SILVA foi o grande vencedor da 7ª edição do concurso do Projeto Pnera. O projeto Pnera, idealizado pelos ex-craques Ronaldo Fenômeno e Zico, realiza o concurso em parceria com o GLOBOESPORTE.COM e tem objetivo de escolher jovens de 10 a 18 anos para realizar testes em grandes clubes da Série A. Se for aprovado, fica e pode tentar seguir carreira.
O concurso é simples. O garoto manda um vídeo com no máximo 1 minuto de edição com suas melhores jogadas. Vale um gol, um drible, ou as duas coisas. O mais votado na internet e um outro escolhido por uma comissão ganham o direito de fazer, por uma semana, teste num grande clube da Série A do Brasileiro. Se for aprovado, fica e pode tentar seguir carreira.

O blog parabeniza o garoto Yuri que é filho de Valquíria de Lourdes costureira. Clique AQUI para ver o resultado final do concurso.
www.encantosdoserido.com 

Jardim de Piranhas recebe novos ônibus escolares que beneficiarão estudantes da zona rural


Na manhã do último sábado (26) foi realizado na praça Plínio Saldanha, a entrega dos dois ônibus que o prefeito António Macaco tinha prometido para resolver o problema do transporte escolar da zona rural de Jardim. O evento contou com a participação de várias lideranças políticas como o presidente da câmara o vereador Luiz Macaco e todos os vereadores que compõem a bancada, além de todo o secretariado da administração municipal, inclusive a recém nomeada secretária de saúde Jarlene Pereira, e a presença de alguns artistas como os violeiros e poetas Nino da  Viola e Assis Pereira do Prog. Violas Jardinenses da 87,9 FM

Em sua fala, o prefeito afirmou que virá mais benefícios e recursos para o município de Jardim de Piranhas, além de agradecer a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade. Lembrou do seu tempo de estudante quando morava na zona rural e juntamente com seu irmão Luiz Macaco caminhavam diariamente cerca de 5 km ou mais para chegar a escola, e sabem das dificuldades na pele que os estudantes sofrem para concluir seus estudos.
Com informações e fotos do blog Vito D'Luck

PSD reúne agricultores em Jardim de Piranhas


O Partido Social Democrático (PSD), Comissão Provisória de Jardim de Piranhas, reuniu, nesse sábado, 26, agricultores e pecuaristas para discutir a situação da seca que atinge todo o município. O evento contou com a presença de de Marcial Araújo, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, o ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), Manoel Cândido, e o piscicultor Roberto Americano, que discutiram as alternativas mais urgentes de socorro às famílias vitimadas pela seca. Esse é o segundo evento do calendário social da legenda que tem como tema “O PSD quer te ouvir”. O primeiro foi realizado no sábado, 19, com os Agentes de Saúde.
www.encantosdoserido.com 

domingo, 27 de maio de 2012

De olho no apoio do DEM, Rogério Couro Fino prestigiou visita de Rosalba em Caicó


PR quer o DEM no mesmo palanque em Jardim de Piranhas - Foto: Ilmo Gomes

O pré-candidato a prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Couro Fino (PR) fez questão de prestigiar a visita da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Caicó. Rogério estava acompanhado de sua esposa Alderice Nogueira, da empresária Ivonete Silva e outros aliados, além de Fernanda Maia, esposa do deputado federal João Maia, presidente do partido do pré-candidato.
Rosalba disse que fazia questão de registrar a fotografia, pois além de ser cliente dos produtos fabricados por Couro Fino, acompanha a história de luta do empresário. Couro Fino, através do deputado João Maia trabalha o apoio do DEM e da governadora ao seu projeto politico em Jardim de Piranhas.
Fonte: Marcos Dantas

Morre Severino Belizário, primeiro presidente da Câmara Municipal de Timbaúba dos Batistas


A política de Timbaúba dos Batistas está de luto com a morte de Severino Gomes de Araújo, mais conhecido como Severino Belizário. Vereador por cinco mandatos, ele foi o primeiro presidente da Câmara Municipal da cidade. Um dos mais históricos peemedebistas da cidade, atualmente acompanhava politicamente, o grupo do prefeito Ivanildo Filho (PSB).
Severino Belizário, conta a história, nunca gostou de usar dinheiro público, mesmo quando viajava a serviço da Câmara Municipal. Até as diárias para viagens da própria Câmara, ele se negava a receber. Severino foi um dos fundadores da Câmara Municipal da cidade. O sepultamento será às 8 horas desta segunda-feira (28) em Timbaúba dos Batistas, após missa de corpo presente da Matriz de São Severino Martir. O prefeito decretou luto oficial por três dias. Fonte: Marcos Dantas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Comunicado

O blog Encantos do Seridó ficará sem postagens nessa sexta, sábado e domingo. A partir de segunda-feira (28) voltaremos com nossas atualizações diárias. Agradecemos pela compreensão e desejamos a todos um ótimo fim de semana.

Concurso Miss Rio Grande do Norte acontece dia 05 de julho


Miss Caicó Lorena karlla
Começa a movimentação para mais uma edição do Miss Rio Grande do Norte. O evento acontecerá no dia 05 de julho, às 20:30hrs, no Vila Hall – Hotel Vila do Mar, em Natal com a participação de 25 candidatas representando os seus municípios. A vencedora representará o nosso Estado no Miss Brasil 2012 agendado para o mês de setembro em São Paulo-SP. A representante da capital potiguar, Lariza Lima, tem 24 anos, 1,80m, é bailarina profissional e formada em Ciência Biológica pela UFRN. Lorenna Karlla Varela, representante da cidade de Caicó, tem 24 anos, 1,80m, é bacharel em direito pela UnP.Para o coordenador do evento, George Azevedo, a cada ano o concurso fica mais concorrido: ”Acredito que depois da eleição da Miss Brasil, Larissa Costa em 2009, despertou o interesse pelo mundo Miss, entre muitas garotas potiguares.”
Fonte: Moda do Brasil | via V&C Artigos e Notícias

Ministério da Integração Nacional libera R$ 10 milhões para combate à seca no RN


Em meio à caatinga, os animais estão caindo e, sem forças para se reerguer, morrem. Foto: Junior Santos

O Ministério da Integração Nacional liberou R$ 10 milhões para execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais devido à seca que atinge o Rio Grande do Norte. A portaria que autoriza o empenho e o repasse do montante foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial da União (DOU).

Além do RN, foram beneficiados com repasses iguais os Estados da Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará.

Os recursos financeiros serão empenhados a título de transferência obrigatória, devendo ser assinada pelo gestor financeiro e pelo ordenador de despesa, para prosseguimento do processo. O repasse do recurso será executado em parcela única.

Um dos artigos da portaria frisa que "considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução das obras e serviços é de 365 dias, a partir da liberação dos recursos".

O dinheiro liberado só poderá ser utilizado pelo Governo do Rio Grande do Norte exclusivamente na execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. 

A portaria é assinada pelo ministro Fernando Bezerra de Souza Coelho e prevê, ainda, que os Estados beneficiados deverão prestar contas no prazo de 30 dias a partir do término da execução das ações.
Tribuna do Norte

Morre em Campina Grande, mãe do vereador caicoense Nildson Dantas e do major Niltoildo Dantas

Internada há alguns dias, a parelhense Neci Maria Dantas não resistiu e faleceu em um dos hospitais de Campina Grande (PB). Dentre seus filhos, Neci era mãe do vereador Nildson Dantas (DEM) e do major Niltoildo Dantas. Tinha 76 anos de idade. O sepultamento acontecerá em Caicó, ainda em horário a ser divulgado posteriormente.

NOTA DO BLOG
Nossas condolências a família de Dona Neci. Deixamos nossa mensagem de conforto e solidariedade, em especial, ao nosso querido amigo major Niltoildo Dantas. Que Deus lhe dê o conforto necessário para suportar a dor neste momento tão difícil em sua vida.

Arysson Soares, Secretário da Prefeitura de Caicó, representa o prefeito em Brasília


O Secretário Adjunto de Agricultura da Prefeitura Municipal de Caicó, Arysson Soares, está em Brasília representando o prefeito Bibi Costa. Na capital federal, cumpre uma intensa agenda administrativa em prol de vários projetos em benefício do município, em especial, a construção da CEASA.
Em visita ao Gabinete do Senador Potiguar José Agripino, o secretário teve um rápido encontro administrativo com o casal Carlos Augusto Rosado e Rosalba Ciarlini (Governadora), ambos trataram assuntos pertinentes ao Município de Caicó.  Rosalba Ciarlini confirmou ao secretário a sua presença a capital seridoense neste próximo final de semana.


Freis da Paróquia de N.S. dos Aflitos realizam visitas missionárias aos sítios


Capela do sítio Piedade

Na última quarta-feira (23) os freis Heleno Januário e José Aureliano,  vigários da Paróquia de Jardim de Piranhas, visitaram todas as famílias que residem nos sítios Piedade e Ferreiros. Estas visitam tem como objetivo ir onde ao povo, prestar assistência religiosa e sacramental aqueles que residem mais distantes da sede paroquial como também sacramentar os impossibilitados de irem a Igreja.

Alunos do PROJOVEM de Serra Negra do Norte produzem texto sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes


O recém-publicado depoimento da apresentadora Xuxa, relevando que ela foi vítima de abuso sexual na infância e adolescência, reacendeu uma discussão em torno deste delicado tema. Alunos do PROJOVEM de Serra Negra do Norte produziram um incisivo texto onde alertam para as sequelas sociais e psíquicas das quais podem ser vítimas adolescentes e crianças que são submetidos a qualquer tipo de violência ou abuso sexual. O trabalho teve a orientação da jornalista Joamma Diniz. Vale a pena ler. Reflitamos todos.

O silêncio pode ser cúmplice de um ato covarde, muitas crianças e adolescentes estão perdendo suas vidas na prostituição a procura de melhores condições de vida, vendendo seu corpo na maioria das vezes com o consentimento de sua família, pois precisam do dinheiro para sua sobrevivência. Muitas outras pessoas são vitimas de abuso nos seus próprios lares, pois são induzidas a ficar em silêncio por medo ou vergonha. 

Seus familiares nem imaginam o que se passa na vida de um individuo que sofre o abuso, e quando chega a descobrir se surpreende, chegando a não acreditar e deixando esse crime impune. Mas isso não pode acontecer, os criminosos tem que ser punidos, pois o que uma criança ou adolescente sofre, traz traumas para sua vida. 

 Na maioria das vezes essas pessoas que são exploradas acabam sendo induzidas ao uso de drogas, bebidas alcoólicas e acabam usando a prostituição como forma de adquirir bens de consumo ou até seu próprio alimento, os aliciadores tiram proveito de pessoas que tem uma vida miserável, desfavorável e sem possibilidades de melhorias de vida. Isso é uma vergonha para Brasil, que é um país de culturas tão diversificadas, de tantas oportunidades, de boas escolas, que a cada ano cresce e se desenvolve e junto com isso esses crimes bárbaros. Não podemos fechar os olhos diante desse grande problema que destrói famílias, vidas inocentes, vamos divulgar o que acontece por trás dos bastidores da fama. 

Os meios mais usados para facilitar esses crimes são internet e celulares. Esses crimes são temas de grande importância para a sociedade em geral,visto que cada dia que passa as denuncias aumentaram, com elas crescem também a perspectiva de reverter esse quadro, de eliminar a ocorrência desse mal 

Autores: Josilene, Janaína, Margarete, Raíla, Leandro. 
COLETIVO-01 PROJOVEM - Orientadora: Joamma Diniz 
Centro de Referência da Assistência Social-CRAS
Serra Negra do Norte
Fonte: V&C Artigos e Notícias

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jardim de Piranhas deverá ter três postulantes à prefeitura este ano


Deu no blog de MARCOS DANTAS:
Couro Fino (PR), Elidio Queiroz (PSD) e Luana Macaco (PTB)
Os mais de 10 mil eleitores de Jardim de Piranhas poderão ter três opções para escolher o próximo prefeito da cidade: o empresário Rogério Couro Fino (PR), que tem o apoio do deputado federal João Maia (PR); do deputado federal Henrique Alves, do ministro da previdência Garibaldi Filho, e de apoios que ainda vem sendo trabalhado como o da governadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino.
O outro pré-candidato é o empresário Elídio Queiroz (PSD), que conta com o apoio dos deputados Nelter Queiroz (PMDB) e Vivaldo Costa (PR), além da jovem Luana Macaco (PTB), apoiada pelo prefeito Antônio Macaco, a maioria dos vereadores e o deputado Ezequiel Ferreira (PTB).
A eleição deste ano promete ser bastante disputada em Jardim de Piranhas. A confirmação do nome de Luana Macaco (PTB) desmente as especulações de que o grupo liderado pelo prefeito Antônio Macaco poderia se compor com o empresário Elídio Queiroz. 

Nesta terça-feira (22), Luana esteve em Natal, onde gravou inserções partidárias que serão veiculadas nas principais redes de televisão e rádios do Estado, no horário eleitoral gratuito que o PTB potiguar tem direito.
Deputado e a pré-candidata do seu PTB em Jardim de Piranhas gravando inserções da sigla
Luana foi convidada pelo deputado Ezequiel Ferreira, que preside o PTB no Rio Grande do Norte e trabalha para fazer o partido crescer no Estado. Ezequiel deixou claro que vai participar ativamente da campanha de Luana. A jovem de 25 anos conta com o apoio do prefeito, do presidente da Câmara, Luís Macaco e mais cinco vereadores.

Circo Grock chega a Caicó para uma temporada de 30 dias

O famoso Circo Grock se prepara para uma temporada em todo o Brasil. O primeiro destino será Caicó. A previsão para a estréia é a próxima quarta-feira (30). A estrutura está sendo montada no Complexo Turístico Ilha de Santana. O espetáculo inédito no Seridó conta com a participação de artistas nacionais e internacionais. Em seu material de divulgação, conta que o Circo Grock é o primeiro circo com ar-condicionado do Brasil.
O Circo Grock é um dos mais respeitados do mundo. Os proprietários Nil Moura e Gena Leão - Espaguete e Ferrugem - caminharam por várias partes do mundo, inclusive Suíça, para trazer a Natal uma estrutura que pudesse passar o conhecimento da arte milenar - que é o circo - para os habitantes do RN. O Circo Grock também é a sede da Escola potiguar das Artes do Circo que é Ponto de cultura do RN.
 fonte: Marcos Dantas

Projeto de “Educação de Trânsito na Escola lança cartilha educativa em Caicó


O Projeto de “Educação de Trânsito na Escola” dá mais um passo importante na cidade de Caicó, ao lançar a Cartilha Educativa destinada a 1.041 alunos das escolas da rede pública e privada daquele município seridoense, distante 262 quilômetros da capital. A solenidade será realizada no auditório do 6º Batalhão de Polícia Militar sediado naquela cidade, às 10h de amanhã, 4ª feira 23, com a presença de diretores das escolas contempladas com o projeto, autoridades civis e militares.
O projeto, que tem a parceria do Detran-RN, foi idealizado pelo major PM Francisco Borges da Silva Neto, comandante do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual de Caicó, e está sendo executado desde o ano passado por policiais militares daquele Distrito. Ele explicou que a iniciativa tem o objetivo de desenvolver ações educativas sobre trânsito, direcionadas aos alunos das escolas da rede pública e privada de Caicó, educando, orientando e conscientizando os futuros usuários para as vias urbanas. O conteúdo teórico e prático abrange assuntos sobre direitos e deveres à luz do Código Brasileiro de Trânsito, buscando a mudança do perfil do futuro usuário de trânsito.
“O presente projeto justifica-se pela necessidade de formarmos condutores e pedestres mais educados e conscientes dos seus direitos e deveres. formando-os desde o ensino fundamental. O processo facilitará o futuro condutor de veículos e pedestres, uma vez que desde criança eles irão aprender noções básicas de segurança no trânsito” – ressaltou o comandante.
O Projeto, com a adoção da Cartilha Educativa, trabalha dez lições de trânsito num intervalo de quarenta e cinco minutos cada lição. Paralelo à cartilha, o instrutor exibe “vídeos” relacionados aos assuntos específicos em pauta. A arte também auxilia na fixação do assunto com a utilização de desenho e pinturas. Nas três lições de “Semáforo e faixa de pedestre”, os alunos são deslocados da sala de aula para o campo (geralmente, na Ilha de Santana), ou em semáforo ou faixa de pedestre mais próxima da escola.
O projeto foi lançado em 27 de outubro de 2011, no auditório do 6º BPM e em 31 de outubro iniciou os trabalhos nas Escolas Municipais Paulino Barcelos, no bairro Paraíba, e Olívia Pereira Rodrigues, no bairro Paulo VI. A formatura dos alunos das duas escolas pioneiras se deu no dia 21 de dezembro de 2011, atendendo 272 crianças na faixa etária de 8 à 12 anos de idade. O Projeto tem um mascote que é conhecido pelo apelido carinhoso de Agente Aguiar, fazendo uma alusão à Águia, símbolo das Polícias de Trânsito do Brasil.
Assessoria de Comunicação do Detran-RN

terça-feira, 22 de maio de 2012

Agora é oficial: potiguar RENAN BARÃO vai disputar cinturão do UFC


O UFC confirmou: o lutador Renan Barão será mesmo o primeiro potiguar a disputar um cinturão do principal evento de MMA do mundo. A luta ocorre no dia 7 de julho, contra o americano Urijah Faber, e será a penúltima do UFC 148 – encerrado pelo aguardado confronto entre Anderson Silva e Chael Sonnen. Barão, que não perde desde 2005, acumula 29 lutas de invencibilidade e foi escolhido o Atleta do Ano pelo Prêmio Dez, vai substituir o atual campeão da categoria galo (até 61 quilos), Dominick Cruz, que se machucou e deve ficar nove meses fora do octógono.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jardim de Piranhas será beneficiada com projeto de educação ambiental realizado pelo IDEMA


A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA desembarca esta semana no município de Jardim de Piranhas, para a realização de mais uma edição do projeto educativo-ambiental “Meu município, meu ambiente”. A ação tem início nesta terça-feira, 22, e segue até a sexta. O projeto “Meu município, meu ambiente” consiste na promoção de uma série de atividades ambientais junto à população, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores.

A iniciativa contempla atividades como cursos de turismo sustentável e educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e confecção de sabão ecológico, palestras sobre poluição sonora e reciclagem, atividades com microscópio, exibição de documentários e filmes, entre outras..

De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o projeto foi criado para disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. “A iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área. Percorremos o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da sociedade”, afirma a subcoordenadora..

O programa de educação ambiental do IDEMA terá duração de quatro dias e irá atender alunos e professores de escolas municipais e estaduais de Jardim de Piranhas. Este é o quinto destino do projeto em 2012, já tendo percorrido os municípios de Venha Ver, Baraúnas, Cruzeta e Governador Dix-Sept Rosado.

Mossoró Cidade Junina 2012 - Confira a Programação:


LOCAIS E DIAS DA SEMANA
Circo do Forró (quintas e sextas) – 21h
Forró dos Cafonas (sábados) – 21h
Forraço (quarta, 27 de junho) – 21h

ATRAÇÕES (a partir das 21hs)
Sábado (09/06) – Pingo da Mei’Dia – Ítalo e Renno, Forró dos Plays e Forró dos 3.
Quinta (14/06) – Forró Doidera, Forró da Curtição e Garota Safada.
Sexta (15/06) – Encaixe Perfeito, Pegada de Luxo, Saia Rodada e Toca do Vale.
Sábado (16/06) – Samba Nobre, Forró do Gordim, Forró Danado, 
Aviões do Forró e Bakulejo.
Quinta (21/06) – Flor Mania, Banda Líbanos e Furacão do Forró.
Sexta (22/06) – Messias Paraguai, Forró Arretado, Bonde do Brasil e Forró Pé de Ouro.
Sábado (23/06) – Genê di Paula e Banda, Nataly e Banda Abadala, Bonde das Gatinhas, Forró do Muído e Gilvan Costa e Forró Remelexo.
Quarta (27/06) – 20h – Forraço
Quinta (28/06) – Forró Mais Eu, Cavalo de Aço e Dorgival Dantas.
Sexta (29/06) – Roberto e Banda Maior Expressão, Forró dos 3, César Menotti e Fabiano e Jogo de Cintura.
Sábado (30/06) – Papel Gomes, Andrade Jr. e Banda, Eliane, Ferro na Boneca e Banda Inala.