segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Boato de falsa morte de criador de Chaves agita redes sociais

O ator Roberto Gómez Bolaños, criador dos personagens Chaves e Chapolim, foi ao Twitter negar boatos sobre sua morte que estão circulando pela internet. Em uma sequência de mensagens, o ator nega os rumores.

"Estou recebendo muitas mensagens do Brasil. Estou bem, amigos", alerta, "Eu, Roberto Bolaños, estou muito bem! Obrigado pelo amor de todos!"

Essa não foi a primeira vez que o boato da morte de Bolaños se espalha pela internet. Em 2008 o filho dele, Roberto Gómez Fernández, foi obrigado a desmentir rumores semelhantes.

O mexicano Bolaños ficou muito famoso na América Latina com as séries infantis Chaves e Chapolim, criadas respectivamente em 1971 e 1970. No Brasil, as travessuas do Chaves e as aventuras do Chapolim são exibidas pelo SBT desde 1984.
Agência O Globo

Cantor Wando passa por cirurgia cardíaca e seu estado "é gravíssimo"

O cantor Wando, de 66 anos, passou por uma cirurgia cardíaca e está na UTI do hospital Biocor em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.

A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (30) pela assessoria de imprensa da unidade, que adiantou que o estado de Wando "é gravíssimo". 

Segundo boletim médico divulgado pela assessoria do hospital, Vanderley Alves dos Reis - nome completo de Wando - foi internado na última sexta-feira (27) com problemas cardíacos graves.

Ele foi submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias do coração. No momento, está na UTI, sob efeito de sedativos, e respira com ajuda de aparelhos.

Roberto Carlos anuncia aposentadoria em 2012

Roberto Carlos está dando os últimos passos como jogador profissional de futebol. Pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, o lateral-esquerdo anunciou nesta segunda-feira em entrevista ao jornal espanhol Marca que vai se aposentar em 2012, ainda sem definir se será em junho ou dezembro. "Deixo o futebol", disse.

Com 38 anos de idade, Roberto Carlos já dá sinais de que começa a se preocupar mais com a sua vida fora dos campos de futebol. O brasileiro já assumiu como treinador interino no Anzhi Makhachkala e vem atuando bastante nos bastidores do time russo, quase que como uma dirigente mesmo.

O madrilenho Marca foi só elogios para Roberto Carlos. "É o fim do melhor lateral-esquerdo da história do futebol. Como ele disse, se vai porque ganhou tudo e porque o corpo pede para parar. Não se aposenta por lesão. Se vai um jogador espetacular, que fez história com o Real Madrid", publica.

Revelado pelo União São João de Araras, Roberto Carlos fez parte do dream tem do Palmeiras e depois se transferiu para a Internazionale, da Itália. Foi no Real Madrid, porém, que ele fez boa parte da carreira. O brasileiro ficou no clube merengue de 1996 a 2007, dominou a lateral-esquerda, foi tricampeão da Champions, tetra do Espanhol e se transformou em um verdadeiro ídolo da torcida.

Advogado de falsa grávida divulga foto da mulher sem a barriga

O advogado de defesa da pedagoga Maria Verônica Aparecida, de 25 anos, que ficou conhecida em todo o Brasil após apresentar uma falsa gravidez de quadrigêmeos, divulgou nesta segunda-feira (30) em Taubaté, cidade do interior paulista, uma foto de sua cliente sem a barriga de silicone e os enchimentos.
"Eu tirei essa foto no meu escritório assim que saímos da delegacia, na sexta-feira passada. Acho que, assim, a gente resolve mais um capítulo dessa história, que era mostrar a Maria Verônica sem a barriga", afirmou o advogado Enilson de Castro.
(Atualização: ao ser publicada, esta reportagem informou que, segundo o advogado, os presentes que a pedagoga ganhou serão doados nesta terça, 31, para uma ONG da cidade que cuida de crianças e adolescentes carentes. Depois da publicação do texto, o advogado entrou em contato com o G1 e disse que a doação será feita na sexta, dia 3. Antes disso, ele diz que fará uma triagem do que será e do que não será doado. Segundo ele, uma pessoa quer de volta uma doação feita à falsa grávida. A ONG que receberá os presentes, segundo ele, é um abrigo chamado Casa do Caminho. O local funciona em Taubaté e foi indicado pela Vara da Criança e do Adolescente da cidade.)
Segundo o advogado, Maria Aparecida continua reclusa e sob efeito de medicamentos. A pedagoga tem contato diário com psiquiatras e vem apresentando melhora significativa no quadro.
Em depoimento no 2º Distrito Policial do município, no bairro da Estiva, na sexta, a mulher alegou que forjou a gestação em razão de problemas psicológicos e porque seu sonho era ter uma filha.

"Ela estava dentro de um mundo de fantasias e, agora, começa a sair dele. Minha preocupação, agora, é preservar a minha cliente para que ela possa seguir adiante”", disse o advogado. Ele disse esperar que o caso não siga adiante na esfera criminal. Para ele, os crimes pela qual Maria Verônica foi inicialmente intimada não se sustentam mais.
“"Não há mais falsidade ideológica, já que ela assumiu publicamente não estar grávida, e também não há estelionato, já que estamos devolvendo tudo o que ela ganhou”."
O marido de Maria Verônica, o metalúrgico Cléber Eduardo, já devolveu os R$ 520 doado pelos colegas de trabalho, informou o advogado dele, Marcos Leite. Cléber mantinha uma lista com os nomes e os valores doados. O advogado apresentou um recibo que comprova a devolução do dinheiro.

Gravidez
A mulher chamou a atenção da cidade ao aparecer com uma enorme barriga e dizer que estava grávida de quadrigêmeos. Todos os familiares ficaram felizes com a chegada das quatro meninas, as Marias, que já tinham até enxoval. O parto, segundo Verônica, estava previsto para acontecer na segunda quinzena de janeiro.
A polícia começou a investigar o caso após declarações de um médico que atendeu a mulher no segundo semestre de 2011 e afirmou que, na ocasião, ela não estava grávida.
O advogado da educadora assumiu a farsa na madrugada do dia 20 de janeiro. Segundo Enilson de Castro, sua cliente usava "uma barriga de silicone" com enchimentos. Ele afirmou que a mulher não desmentiu a gravidez antes por causa da grande repercussão que o caso tomou.

Jovem sofre acidente e só é resgatada após 3 dias

A jovem Caroline Laila Soares, de 19 anos, que caiu com o carro em um barranco às margens da Rodovia Eliéser Montenegro Magalhães, próximo a Populina, no interior de São Paulo, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Fernandópolis.

Ela sofreu fraturas e apresentava hipotermia, mas estava consciente, segundo informações da equipe médica divulgadas nesta segunda-feira (30). A família da jovem suspeita que ela tenha esperado pelo resgate no local do acidente por três dias.

Caroline perdeu o controle da direção, caiu em um buraco perto da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O resgate aconteceu no domingo (29), após um trabalhador da região que passava próximo ao local notar o carro acidentado.

Segundo familiares, a jovem saiu de casa na quinta-feira (26). O tio de Caroline, Ademar Almeida Silva, disse que os parentes começaram as buscas após notar que ela não chegou ao destino. A estudante saiu de Iturama e seguia para Jales. "Foi um desespero, ninguém conseguia falar com ela. Chegamos a pensar o pior e começamos a procurar em todos os lugares", disse.

O acidente ocorreu a cerca de 50 quilômetros da casa da garota. Quando passava pelo trecho da Eliezer Montenegro Magalhães, ela perdeu o controle da direção do veículo e caiu em um buraco que fica às margens da rodovia e tem cerca de dez metros de profundidade.

Caroline tentou pedir socorro, mas não foi ouvida. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela sobreviveu por ter conseguido sair do carro se arrastando e beber água acumulada no local.
Para resgatar a jovem foram deslocadas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu de Ouroeste, também interior paulista. A jovem foi levada para a Santa Casa de Fernandópolis, onde seguia internada. Até o começo da tarde desta segunda, o carro permanecia no local do acidente.
G1

Colisão de carro com carreta deixa feridos próximo a Serra Negra do Norte

Foi registrado um acidente na tarde desse domingo(29), por volta das 17h, no trevo que liga Serra Negra à cidade de Patos, próximo do Divisa do RN com a Paraíba. Os carros que se envolveram no acidente foram uma Carreta de placas DJC-3741-São Paulo/SP e um Celta Prata de placas NPU-1477-João Pessoa/PB.

O motorista da Carreta Airton Lins, natural da cidade de Fortaleza-CE, alegou que o Celta foi imprudente por não parar o carro e esperar a Carreta passar. "Ele passou sem frear e nem olhar para os lados antes de avançar no Trevo. No local tinha várias placas de alertas de pare, e o motorista do Celta não freou", disse.
 
O Celta estava com 7 pessoas, entre elas uma criança, e o motorista com sintomas de embriaguês. A PRF foi informada e já esteve no local realizando os procedimentos de rotina.

As pessoas que estavam no Celta sofreram ferimentos leves e o motorista da Carreta não teve ferimentos.
com informações do Diário de Natal

domingo, 29 de janeiro de 2012

Corintians de Caicó confirma o favoritismo e vence a Raposa por 3 a 0 no Marizão

O clássico tão esperado entre Coríntians e Caicó aconteceu hoje à tarde a partir da 16 horas no estádio Marizão. O Coríntians mostrou superioridade e abriu o placar logo no segundo tempo com um golaço de Zé Maria. No início do segundo tempo o Caicó esboçou uma reação, mas o Galo era mais time e conseguiu se aproveitar das fragilidades do seu adversário ampliando o placar para um gordo 3 a 0. Os gols do segundo tempo foram marcados por Zé Maria e Ebinho.Falando em Zé Maria, ele é o artilheiro do campeonato com 4 gols. O Coríntians segue bem no campeonato e é vice-líder com 10 pontos. O próximo jogo do Galo será contra o Palmeira de Goianinha no Marizão próxima quarta,dia 01/02. Já o Caicó pega o Assu no Edgarzão no mesmo dia. O clássico do Marizão teve renda de 24 mil reais. 
V&C Artigos e Notícias

sábado, 28 de janeiro de 2012

Prefeitura de Caicó divulga atrações do Carnaval 2012 na Ilha de Sant'Ana

CRÔNICA: Porque é que esta noite, os meninos da rua não veio brincar?

UMA ODE A HEITOR HUMMEL ARAÚJO ELOI DE SOUSA*
Por Jair Elói de Souza*

Mal ultrapassava a hora do Ângelo, lá estavam eles engajados na pelada noturna na rua. Hoje não os vejo mais, há um vazio, as vozes desapareceram. Meandrando em certa melodia ouvi:  “Distante dos olhos aos poucos se esquece e a alegria dos seus amigos não me diverte mais”. Essas duas frases fazem parte de uma interpretação do sedoso Moacir Franco, que coincidentemente trata de uma similaridade dos meninos da Rua Jardim Brasília, comandados pelo saudoso Heitor. Também pudera, nem eles conseguem mais sair de suas casas para a pelada na rua. O babélico linguajar dos meninos da rua nem é sóbrio nem alvissareiro, não mais existe, a sua ausência inibiu os meninos da rua. Um deles me cumprimentou e me disse: leva uma flor pra ele, não consigo matar a saudade, não consigo nem em sonho falar com ele, os deuses têm sido egoístas ou prazerosos, pois, não dividem conosco seus amigos, os prazeres que Heitor lhes ofertou quando lá chegou, nos deixando. Estamos na hora vesperal do natal, os alces se exibem quando são acordados pelos sinos d’além, aproveitam a primeira réstia do sol sobre a brancura da neve, se cobrem de adereços purpúreos e fazem deslizar o trenó até a tenda natalina. Bem que os amigos de Heitor gostariam de saber onde fica essa tenda.

Os prazeres da vida dos que ficaram não inibem a lembrança do seu mais espirituoso e jocoso companheiro que se fora. De indagar-se: porque o céu é um lugar inacessível para as criaturas que sempre fizeram o coletivo aqui na terra? Dizem os sábios da liturgia cristã, que o último aceno, o último meneio, diviniza os bons, os isenta de qualquer sofrimento. E os que ficaram no mar encapelado no finito da vida? A Nau velejando à deriva, o nevoeiro cada vez mais embaçante, a ressaca mais sinistra e traiçoeira. Como encontrar o porto, a mansidão da baía, a serenidade do silêncio? Onde está o cênico da silhueta da grama em maturação na grande planície, onde os deuses observam seus potros na comunhão da vida? Mistério, Enigma ou profecia? Os amantes da vida terrena tentam explicar que fatos dessa natureza já estavam escritos, e de forma sincopada traduzem o epílogo do encontro da vida com a morte, na máxima: Os bons serão sempre breves aqui na terra.

 Mas, como ficam os que viviam nas cercanias dessa bondade?A bondade dos justos, o carinho dos generosos, a nobreza que sempre esteve no átrio do seu caráter, são alimento e privilégio apenas do divino? Isso não é uma mera especulação, portanto, é preciso uma aguda leitura. O silêncio da Corte Celestial é obra prima da estação em que os coadjuvantes do Divino meditam sobre os mistérios da fé, o que fazer da silhueta do mundo material, já que a essência da vida, é o sopro que faz a criança chorar ao nascer, é a alegria do pastor que encontra o cordeiro que caíra na fenda do rochedo no penhasco e o salva, a brandura da névoa que esconde os filhotes de antílopes da sanha dos chacais, estando os seus pais colhendo na planície o alimento para si e para os seus rebentos.     

Continuo não vendo mais os meninos da rua brincar, gostaria que mesmo em sonho, o celestial fizesse um pacto com as coisas terrenas, e ofertasse um pequeno trailer do bailado dos meninos da rua em alegre pelada.
O Ipê roxo, não mais segura as pétalas em seus buquês, fizera o pacto da maturação e encorpa as suas vargens prenhas de sementes prontas para a germinação nos campos que recebem a brisa dos ventos alísios.

Os pêndulos natalinos fazem a sinfonia da cristandade.

*  É PROFESSOR E DIRIGENTE DO CURSO DE DIREITO  DA UFRN.
* HEITOR falecera no ano de 2004, fazia o Curso de Direito e era o líder turma, que colou grau em 2008, recebendo o seu nome, a duro travo proferi a aula da saudade.

Empresários Rogério Couro Fino e Luis Macaco prometem premiação a jogadores de clássico seridoense

Deu no blog de Marcos Dantas:

Mais um detalhe para apimentar o clássico deste domingo em Caicó. Para estimular os jogadores do Caicó Esporte Clube, alguns empresários prometeram premiá-los por cada gol marcado contra o Corintians, no clássico deste domingo (29), no Marizão em Caicó. A informação foi confirmada pelo advogado José Geraldo, que segundo ele, além da oferta de 100 reais por cada gol marcado, ganhará 500 reais quem conseguir fazer o gol de uma possível vitória da “Raposa” em cima do “Galo do Seridó”. Quem financia a ajuda de custo são os empresários Rogério Couro Fino, que por sinal patrocina o time, e o vereador Luiz Macaco.

Mapa da dengue no RN traz situação atual dos municípios do Seridó


O Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência da dengue no Rio Grande do Norte, emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apresenta um panorama da doença no Estado. Quarenta municípios apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012.

O documento é produzido com base nos critérios da incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação e densidade populacional, além de apresentar as áreas de risco de epidemia de dengue nos 167 municípios do RN. Dos 23 municípios do Seridó,sete estão na relação dos risco baixo; três em risco moderado; seis em risco alto e sete em risco muito alto.

Risco baixo: Bodó, Lagoa Nova, Cerro Corá, Jucurutu, São Fernando, Ipueira e São João do Sabugi.
Risco moderado: Cruzeta, Equador e Jardim de Piranhas.
Risco alto: Serra Negra do Norte, Caicó, São José do Seridó, Florânia, São Vicente e Currais Novos.
Risco muito alto: Acari, Carnaúba dos Dantas, Jardim do Seridó, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó e Tenente Laurentino Cruz.

Circuito Verão SESC/Intertv encerra programação em Caicó nesse final de semana

Quem não pôde aproveitar o Circuito SESC Verão InterTV no último fim de semana ou quer repetir a dose, terá mais uma chance no próximo final de semana. No sábado (28) e no domingo (29), acontecem as finais dos campeonatos de vôlei de areia, de futevôlei e de futebol de areia, a partir das 7h30.

Para animar os participantes, sobe ao palco no sábado (28) a banda Mimosos, enquanto no domingo (29) é a vez da banda Circuito Musical tocar no Iate Clube. Todos os shows acontecem às 13h. Uma ação inusitada e inédita abre a programação do domingo (29): a travessia a nado do açude Itans. Cerca de 60 pessoas farão um percurso de 800 metros no açude, tudo com o auxílio e a orientação de uma equipe especializada do SESC.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Folha de São Paulo: Sob controle da oligarquia nordestina, Dnocs pouco ajudou nas grandes secas

O Dnocs tem uma longa história. Foi criado em 1909, inspirado no sucesso obtido pelo "Reclamation Service", criado pelo presidente Theodore Roosevelt para áreas desérticas dos Estados Unidos. Neste século de vida, tem muito pouco para mostrar. As obras realizadas pouco efeito tiveram nas grande secas, como as de 1915, 1919, 1932, 1942, 1951-1953, 1958, 1970 e 1979-1983. A autarquia foi mantida sob controle absoluto da oligarquia nordestina, dos "industriais da seca", expressão popularizada por Joaquim Nabuco nos anos 1880.

O Dnocs ficou notabilizado pela construção de grandes açudes, que envolveram vultosos recursos federais. A maior parte deles está abandonada, sem canais para irrigar terras, salinizados e sem qualquer uso efetivamente econômico. E pior: sem conservação, correndo o risco de as barragens se romperem. A criação do Dnocs fez parte de um momento da história brasileira em que o Nordeste -à época chamado de Norte- passou a ser considerado uma região problema.

Sem condições de gerar suas próprias fontes de renda, passou a depender do governo central. Esse processo começou após a trágica seca dos três setes, de 1877-1879, e seus 600 mil mortos, 4% da população brasileira de então.Imaginava-se que o problema central da agricultura e da pecuária da região era a falta de água, daí a construção de açudes. A solução hidráulica, capitaneada pelo Dnocs, foi um fracasso. Porém, serviu como uma luva para os interesses políticos coronelistas, principalmente quando seca e eleição coincidiam, como em 1958, 1970 ou 1982.

Associação União do Sobrado revive antigos carnavais em Caicó

O Blog do Seridó destaca que a Associação União do Sobrado, de Caicó/RN, através do Departamento de Poesia, realizará no dia 04 de fevereiro a prévia carnavalesca da entidade com um baile à fantasia, marchinhas e frevos antigos. O evento acontecerá às 19h30, na Casa de Cultura Popular de Caicó (Sobrado do Padre Guerra), ao lado da Igreja de Sant’Ana.
Segundo os organizadores, o objetivo é reviver os antigos bailes dos festejos de Momo. As atrações culturais um jogral de literatura de cordel e a participação do artista caicoense Jonas Linhares, interpretando as grandes personalidades da música brasileira. Terá acesso ao baile quem receber convite especial da associação e estiver fantasiado.

Especialistas dizem que há risco de desabamento de prédios em Natal

A tragédia do desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro (RJ) na noite da última quarta-feira pode se repetir em Natal ou em qualquer cidade onde não haja regularidade nas vistorias a prédios antigos. Na capital potiguar, os especialistas dizem que o risco é "iminente", especialmente pela falta de uma legislação que torne obrigatórias as vistorias e pela falta de alguém cuja principal função seja fiscalizar. Prédios do Centro antigo, na região portuária da Ribeira e no eixo Tirol e Petrópolis, se não passarem por vistorias permanentes, podem representar riscos para quem mora, trabalha ou frequenta o local.
Nas avenidas Rio Branco e João Pessoa, nas imediações da Praça Padre João Maria, Esplanada Silva Jardim, há prédios públicos e particulares que estão entre os que correm mais riscos. Esses são apenas alguns exemplos. O ideal seria que prédios antigos passassem por vistorias a cada cinco anos, com a verificação da estrutura da edificação, e itens como elevadores, gerador de energia e extintores de incêndio nas paredes.

"Em Natal o risco é iminente, especialmente por causa da falta de fiscalização e de manutenção. Fiscalizar é responsabilidade das próprias construtoras, e no caso dos prédios antigos muitas nem existem mais e algumas terceirizam esse serviço. Alguns prédios, aliás, não tem mais documentação, nem planta, nem projeto básico. Não se sabe nem a resistência do concreto, a localização de pilares, vigas, o tipo de laje utilizada, entre outros itens", alerta Fábio Sérgio da Costa Pereira, engenheiro civil natalense que ministra cursos no país inteiro sobre inspeções prediais.

Não bastasse a idade dos prédios antigos, não há no Rio Grande do Norte nenhuma instituição que fiscalize com regularidade esse tipo de edificação. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RN) é obrigado apenas a fiscalizar o exercício profissional, e não as obras após concluídas. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) é responsável pela fiscalização anual apenas das instalações, equipamentos de segurança e de proteção a incêndios, controle de pânico e evacuação. "Cabe, então, aos próprios proprietários dos imóveis recorrerem ao CREA, às empresas especializadas e aos Bombeiros para que seja feita a fiscalização predial", diz o engenheiro.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (IBAP-SP) estabeleceu normas técnicas que orientam como devem ser feitas as inspeções prediais, desde a documentação até as vistorias na estrutura. O problema é que deve haver uma legislação específica para tornar a aplicação das normas uma obrigação. Segundo os engenheiros, o Rio Grande do Norte não tem legislação sobre esse assunto. Tampouco o município de Natal. Na Câmara de Vereadores, tramita um projeto para tornar obrigatórias as inspeções periódicas, de autoria do vereador Professor Luís Carlos. A lei deve ser votada em março.

Necessidade
"O ideal seria que, de cinco em cinco anos houvesse uma manutenção geral em todo tipo de prédio. Isso se não houverproblemas aparentes. Chamamos atenção de síndicos e moradores para alguns indícios como infiltrações, armaduras expostas com corrosão, fissuras (rachaduras) e deficiências no concreto. São sintomas de que aquela estrutura precisa passar por uma verificação", explicou Fábio Sérgio da Costa Pereira.

De acordo com Adalberto Pessoa, engenheiro civil e ex-presidente do CREA-RN, a produção humana é cabível de erros e falhas e as obras de construção não podem simplesmente ser consideradas objetos descartáveis. "A construção envelhece e se fragiliza. Comparo a um veículo que precisa de manutenção periódica. Uma estrutura de concreto é do mesmo jeito. A ausência de legislação e fiscalização do uso do solo urbano e do prédio urbano provocou tragédias como essas no Rio. Obras antigas precisam ser vistoriadas. Não estamos dizendo que esses prédios vão cair, mas precisam ser avaliados", salientou.
Diário de Natal | repórter Sérgio Henrique Santos

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

NASA divulga a imagem mais nítida da Terra


Nasa divulgou na última quarta-feira (25), a imagem com maior definição já feita do planeta Terra. A fotografia foi tirada pelo satélite Suomi NPP, responsável pelo estudo do clima.
Segundo a Nasa, trata-se da imagem mais incrível em alta definição já feita da Terra. A fotografia foi tirada em 4 de janeiro de 2012, com auxílio do instrumento VIIRS, o maior e mais importante dos cinco instrumentos a bordo do satélite.
Fotos da Terra já são uma tradição da Nasa. A primeira delas foi feita em 1972, com o Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço. Chamada de Blue Marble (Mármore Azul, em inglês), ela foi capa de revistas em todo o mundo.
A Blue Marble deste ano conseguiu superar as versões anteriores. Por meio dela é possível observar a Terra com uma riqueza de detalhes impressionante.
O satélite responsável pela imagem, antes chamado de NPP foi renomeado de Suomi NPP em 24 de janeiro de 2012 para homenagear o falecido Verner E. Suomi, meteorologista da Universidade de Wisconsin e um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

Orquestra Sanfônica Seridó foi uma das atrações da 17° FIART

A 17° FIART (Feira Internacional de Artesanato) contou com mais um exemplo de sucesso do Seridó, a Orquestra Sanfônica Seridó, de Parelhas, se apresentou no palco da praça de alimentação e eventos. Esta edição conseguiu reunir artesãos dos 27 estados da federação, além de produtos e artistas vindos de várias partes do mundo.  A cultura é um dos focos principais, dando oportunidade ao natalense e aos turistas que passam pela cidade no mês de janeiro de conhecer a música e a dança tradicionais do nordeste.

A Orquestra Sanfônica não poderia ficar de fora. Composta por 24 músicos, boa parte deles da zona rural de Parelhas, que estão juntos há apenas três anos, a grande banda surpreende pelo entrosamento que existe entre seus integrantes. São mulheres e homens de todas as idades. O mais jovem é o sanfoneiro Pedrinho, de apenas seis anos. O mais velho é o senhor Ivo, de 71 anos. O maestro Parcélio revela que não basta ter força de vontade, o dom para a música é um ingrediente importante: “Pedrinho está conosco há apenas um mês. O irmão mais velho dele já participava da orquestra. Hoje ele consegue solar várias músicas sozinho”.

Na apresentação na FIART, o jovem garoto introduziu a sequência musical que homenageou o cantor e compositor Luiz Gonzaga, tocando ‘Asa Branca’ sem errar ou ficar tímido com a quantidade de flashs e câmeras que o fotografavam e filmavam o tempo inteiro. O Secretário de turismo, Carlinhos Assis esteve presente e reforçou a intenção da banda, dizendo: “Esse projeto é muito importante para nós. Está ocupando jovens e senhores mais velhos. O apoio da Prefeitura Municipal é essencial para o sucesso. Os alunos são ótimos, mas sem incentivo, a coisa não acontece”. O público aplaudiu de pé ao final da apresentação.

Jornalista seridoense ganha prêmio de Jornalismo do Ministério Público

Quem assistiu o Patrulha da Cidade (programa líder de audiência da TV Ponta Negra), na última terça feira (24), acompanhou o jornalista Wanderley Filho, dono da TV Seridó, falando sobre o prêmio que tinha acabado de receber, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do RN. Ele foi o vencedor do I Prêmio de Jornalismo do MP do RN, na categoria web jornalismo, por causa de uma reportagem que fez, em novembro do ano passado, sobre a contribuição do MP para melhorar o transporte escolar do município de Parelhas. A entrega do prêmio foi feita pela Procuradora Geral de Justiça Dra. Mildred Medeiros de Lucena. Além do certificado, Wanderley ganhou ainda um aparelho tablet Galaxy.

Logo em seguida, foi entrevistado, ao vivo, no estúdio do Patrulha da Cidade, pelo apresentador Cyro Robson, de quem recebeu muitos elogios. “Wanderley Filho é um ótimo repórter. Tem tudo para trabalhar no SBT nacional”, afirmou o apresentador que diz ser fã do jornalista da TV Seridó. Wanderley agradeceu os elogios e deixou claro a admiração que também tem por Cyro Robson.  “É um prazer está te conhecendo pessoalmente, Cyro. Gosto muito de seu jeito de apresentar. Você fala sério quando tem que falar e brinca quando é preciso. Sou um grande fã seu”, concluiu o jornalista seridoense.

'Bote FÉ' na região Seridó será realizado em Currais Novos

Santuário de Santa Rita de Cássia ganha imagem do Cristo Redentor

No último dia 20 de janeiro (Dia de São Sebastião) foi afixada no topo da escadaria do Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado na cidade de Jardim de Piranhas, a estátua do Cristo Redentor. A imagem, que tem cerca de 2 metros de altura (fora o pedestral) e pesa em torno de 500kg, foi erguida com ajuda de um guindaste. No dia seguinte a imagem foi abençoada em missa celebrada pelo Frei Xavier Paixão. Confira algumas imagens da celebração religiosa. Fotos: blog do Santuário de Santa Rita.

Embalados por vitória, Corintians e Caicó fazem grande clássico neste domingo

Com um gol de Felipe Espada aos 47 minutos do segundo tempo, o Corintians venceu o América de Natal, nesta quarta-feira (25) no Marizão e reassumiu a vice-liderança do campeonato estadual. Atrás apenas do ABC, com 7 pontos o Corintians pressionou do começo ao fim da partida, e teve várias chances desperdiçadas de ampliar o placar.  Com 58,33% de aproveitamento, o Galo do Seridó tem 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Seu próximo desafio será no domingo (29) contra o Caicó Esporte Clube, que também terminou a quarta rodada com vitória, em cima do Baraúnas no Estádio Nogueirão em Mossoró. Com seis pontos, o Caicó tem 2 vitórias e 2 derrotas. A partida do domingo já está sendo considerada como o grande clássico do Seridó, e promete levar milhares de torcedores para o estádio Marizão. Os outros resultados foram o seguinte: Palmeira 1 x 0 Assu; Baraúnas 0 x 1 Caicó; Corintians 1 x 0 América; ABC 2 x 1 Santa Cruz. O jogo do Alecrim e Potiguar será as 20h30 desta quinta-feira (26).

Já a classificação ficou:  1º lugar: ABC – 8 pontos; 2º lugar: Corintians – 7 pontos; 3º lugar: América – 6 pontos; 4º lugar: Santa Cruz – 6 pontos; 5º lugar: Assu – 6 pontos; 6º lugar: Palmeira – 6 pontos; 7º lugar: Caicó – 6 pontos; 8º lugar: Baraúnas – 4 pontos; 9º lugar: Potiguar – 3 pontos; 10º lugar: Alecrim – 3 pontos

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

João Maia se reúne com técnicos da Integração Nacional e apresenta prioridades aprovadas pela Adese

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado federal João Maia (PR) tomou café da manhã nesta quarta-feira (25) com Daniela Nogueira Soares, gerente da Messoregião do Seridó junto ao ministério da Integração Nacional. Na oportunidade, ele apresentou todos os detalhes das prioridades aprovadas pela Adese, para serem construídas com sua emenda de 20 milhões de reais, destinada ao Seridó, bem como saber se todas elas estão inseridas nas ações programáticas do ministério. João Maia também solicitou, uma audiência com o ministro Fernando Bezerra Coelho, para a próxima semana. Representantes da Adese devem participar também da audiência em Brasília.

Segue a lista das prioridades aprovadas pela Adese:

Caicó
Perímetros Irrigados do Itans e Sabugi – 1 milhão de reais
Adutoras da Palma, Lajinhas e Barra da Espingarda – 2 milhões
Mercado do Produtor – 2 milhões
Reforma do Matadouro – 1 milhão e 500 mil
Cruzeta
Perímetro Irrigado de Cruzeta – 500 mil
Construção do abatedouro - 1 milhão
Currais Novos
Conclusão do abatedouro - 1 milhão e 100 mil
Central de Abastecimento (Ceasa) – 3 milhões
Região do Seridó
Recuperação dos açudes do Seridó - 4 milhões
Zoneamento Econômico-Ecológico do Seridó - 1 milhão
Tenente Laurentino Cruz
Construção do Matadouro – 600 mil
Jardim do Seridó
Construção do Matadouro – 800 mil
Carnaúba dos Dantas
Construção do Matadouro – 600 mil
Jardim de Piranhas
Pocilga comunitária - 400 mil
Parelhas
Construção do Matadouro – 500 mil

Corintians de Caicó completa 44 anos de existência

Equipe campeã estadual em 2001

O clube surgiu em 1963, no dia 25 de janeiro de 1968, a fusão entre o Coríntians Esporte Clube e o Atlético de Caicó deu origem ao Atlético Clube Coríntians. O maior responsável pela fundação do clube foi Valdemir Marcelino de Assis.
Tudo começou com peladas às margens do rio Seridó, por aqueles que eram preteridos pelo Caicó, até então apontado como o melhor time da região do Seridó.
A partida que marcou a estreia oficial da equipe foi contra seu homônimo da Paraíba, o Corinthians de Campina Grande, e realizou-se no antigo estádio Walfredo Gurgel – que já não existe mais. Com uma vitória, foi selado o nascimento oficial do Galo do Seridó.
O segundo jogo foi contra o América, também da Paraíba, com nova vitória da equipe potiguar. Para este confronto foi cobrado ingressos pela primeira vez, o que rendeu 27 mil cruzeiros, mais que suficientes para cobrir os 22 mil investidos na organização do clube por Valdemir e ainda quitar todas as dívidas remanescentes e abrir a primeira conta do Coríntians no banco da cidade.
Em 1977 o Coríntians ingressou pela primeira vez na elite do futebol potiguar, direito adquirido por vencer – de forma invicta – o campeonato citadino no ano anterior, organizado pela Liga. A equipe caicoense terminou na sexta colocação, mas vergou em seus domínios o ABC, quebrando uma invencibilidade de 26 jogos do adversário.
No ano seguinte o clube novamente está na primeira divisão, mas sem condições financeiras de arcar com as despesas de viagem, saí da disputa em 1979, só retornando 15 anos depois, em 1993 – e para mostrar a sua força, terminou o campeonato na terceira colocação e invicto no Marizão. Em 1997, nova parada, novamente por questões financeiras, que obrigaram o clube a manter-se licenciado até 2000, quando retornou para ser quarto lugar.
Mas a maior glória estava reservada para a entrada do novo século. Em 2001, sob a presidência de Álvaro Dias, o Coríntians ergue a taça do campeonato Potiguar, se tornando o primeiro clube do interior a conseguir este feito.
Hoje no Dia do seu Aniversário o Galo enfrenta o America de Natal as 20:30 no estadio Marizão,Jogo valido pela 4º rodada do campeonato estadual.
Fonte: Rosivan Amaral

Natal vai sediar olimpíadas escolares Sul-Americanas

Em dezembro deste ano, Natal vai ser sede das 18ª Olimpíadas Escolares Sul-Americanas. A capital potiguar receberá três mil atletas de 10 países. São meninos e meninas com idade entre 12 e 14 anos.

“São atletas que trazem torcida personalizada, pela faixa etária”, argumentou o secretário estadual dos Esportes, Joacy Bastos, em audiência da governadora Rosalba Ciarlini com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, nesta terça-feira, 23. 

O ministro determinou todo apoio para que a competição seja um sucesso, consolidando Natal como um grande centro de eventos esportivos.

A governadora afirmou que essas olimpíadas que atraem a atenção de 10 países da America Latina podem ser um teste para a Copa do Mundo de 2014. “Vamos atestar nossa rede hoteleira e nossos atrativos turísticos”, observou, ressaltando que os jogos irão gerar emprego e renda, impulsionando a economia.

Natal concorreu com Brasília, Rio, Campinas e Aracaju.

Ligações entre celulares e fixos ficarão mais baratas

As ligações entre celulares e telefones fixos ficarão cerca de 10% mais baratas a partir de fevereiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o ato que aplica o novo regulamento para as tarifas cobradas nessas chamadas, aprovado em novembro do ano passado. 

Com uma tabela progressiva para a redução das tarifas nas ligações fixo-móvel, o regulamento prevê uma redução líquida de até 45% no custo das chamadas para os usuários até 2014.

Contrastes entre Serras de Santa Catarina e Seridó potiguar será alvo de documentário de cineasta catarinense

O projeto em questão é um filme documentário, dirigido pelo jornalista e cineasta lageano Fernando Leão, com produção do Historiador Professor Doutor Lourival Andrade Jr. e da Historiadora doutoranda Sara Nunes.


Revelar um Brasil de contrastes, através de duas regiões separadas não só pela geografia, mas também por sua população, sotaques, culturas específicas, vivências diversificadas.Personagens que vivem na região da Coxilha Rica, na Serra Catarinense se mesclam aos moradores do Seridó Nordestino. Registrados em seus cotidianos, revivem histórias de pessoas apaixonadas pelo seu local de nascimento e moradia.A intenção é fazer dos contrastes o ponto chave do filme. O sol, calor e amanheceres do Seridó versus o frio e o anoitecer nas Coxilhas; a vegetação nordestina e a da Serra Catarinense; a disposição das vilas, municípios e cidades; isso e mais o que seja encontrado em um documentário de observação, de descobertas, sem uma pré-produção tão intensificada, para que as surpresas achadas no caminho sejam válidas para a experiência final da obra.

Fernando Leão Procura parceiros que vislumbrem a obra como uma forma de perceber sua marca e função sócio-cultural dentro da história do cinema nacional, já que os envolvidos têm ampla participação no cenário audiovisual do país, como pode ser conferido nos currículos anexados.Lembrando que o filme tem a intenção de percorrer festivais de cinema nacionais e internacionais, além de procurar exibição em TVs que aceitem o formato. O lançamento no cinema também se fará presente como acontecimento máster neste primeiro momento. A distribuição posterior a estes eventos será feita através de DVDs.

Com certeza mais um grande projeto do Professor Fernando Leão e sua esposa  e historiadora SARA NUNES.

Pirarucu medindo quase três metros foi encontrado morto no açude Itans

Pirarucu encontrado no Itans. Foto: Rosivan Amaral

No inicio da Tarde desta quarta-feira dia 25 de Janeiro,Pescadores acharam nas margens do açude Itans, um peixe da espécie Pirarucu medindo mais de dois metros e sessenta centímetros. Ainda não se sabe a causa da morte do Pirarucu, sabe-se apenas que o mesmo não pode mais ser empalhado visto que encontra-se em avançado estado de decomposição.
O Biólogo Alison Santos que esteve no local  ,disse ao nosso blog que acredita que esse peixe tenha morrido naturalmente já que não percebeu nem uma marca estranha no peixe.
“Ele pode ter morrido naturalmente, até mesmo por uma doença, já que não é visível nem  uma marca de violência.” Disse o Biólogo.
Uma equipe da Polícia Ambiental fez a remoção do peixe com ajuda dos pescadores. Muitos curiosos estavam olhando e espantados com o seu tamanho. O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil e pode atingir mais de três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.
O maior Pirarucu encontrado até então no açude Itans foi no dia 8 de novembro de 1999. Pesando 185 quilos e medindo 2 metros e 55 centímetros morreu logo após ser retirado das águas. O peixe foi asfixiado por um anzol utilizado por pescadores e foi encontrado nas margens do açude. Sua pesca e comercialização são proibidas devido ser uma espécie em extinção. Este encontrasse empalhado em exposição na estação da Psicultura no bairro Itans em Caicó.
Fonte: Rosivan Amaral

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Renovação Carismática Católica divulga programação do Cristoval 2012

Prefeito Antônio Macaco emite NOTA DE PESAR pela morte do professor José Henrique

Jardim de Piranhas hoje amanheceu enlutada com a partida repentina e inesperada do Sr. JOSÉ HENRIQUE DE ARAÚJO ex-prefeito deste Município.
Ele, que com sua conduta impecável à frente do Poder Executivo do Município foi exemplo de seriedade, zelo, dedicação e honestidade, dignificando assim a sua vida e, especialmente, a vida de todos os filhos desta terra.
Seus relevantes serviços prestados a este município jamais poderão ser esquecidos. Todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com um ser humano humilde, simples, mas um homem de inestimável valor e caráter, devem estar tristes com a sua partida.
Que todos os filhos da terra da Mãe dos Aflitos possam neste momento de dor, sofrimento e saudade, se solidarizar com todos os familiares, amigos e conhecidos do Sr. José Henrique.
Neste dia de tristeza, toda a Jardim de Piranhas chora, com a perca deste filho tão querido, por isso, está decretado luto oficial por três dias consecutivos no município, em face do falecimento do  Sr. JOSÉ HENRIQUE DE ARAÚJO.
É chegada a hora de nos despedirmos, mas a Ele daremos um até breve, pois certamente estarás na Morada Eterna cuidando, zelando e intercedendo a Deus Pai, pela vida de todos nós, jardinenses.
Só Deus para confortar toda a sua família neste momento tão difícil e de profunda tristeza.
em Paz José Henrique de Araújo, nosso povo jamais esquecerá de você.

ANTÔNIO SOARES DE ARAÚJO
Prefeito Municipal

Morre José Henrique de Araújo, ex-prefeito de Jardim de Piranhas

Morreu nesta terça-feira (24), por volta das 02h00, o ex-prefeito de Jardim de Piranhas José Henrique de Araújo, de 86 anos. Ele se recuperava de um AVC hemorrágico desde o dia 19 de outubro de 2011, mas teve seu quadro de saúde agravado em decorrência de uma pneumonia. Zé Henrique se encontrava internado na UTI do Hospital Antônio Prudente, em Natal.
Considerado uma das reservas morais da política potiguar, Zé Henrique começou na atividade do magistério aos 17 anos, na zona rural e urbana de Jardim de Piranhas.
Exerceu os cargos públicos de secretário municipal de Administração, secretário da Junta do Serviço Militar, Juiz de Paz, supervisor do Ensino Municipal, oficial administrativo e assessor administrativo. Foi eleito vereador em 1956 (PSD), 1960 (PTB), 1972 (Arena). Depois exerceu o cargo de prefeito em 1977/82 (Arena) e 1997/2000 (PSDB).
O velório será na sede da prefeitura municipal e o sepultamento será às 16h, no cemitério da cidade. O prefeito Antônio Macaco decretou luto oficial por três dias.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A importância das feiras de artesanato: rede inglesa de restaurantes compra 1,7 mil peças de artesã paraibana

A artesã Maria das Neves Paiva, conhecida por Nevinha das Cerâmicas, recebeu de uma rede de restaurantes da Inglaterra a encomenda de 1,7 mil peças e, com o pagamento, vai ampliar o atelier em Itabaiana. Ela está expondo seu trabalho no Salão do Artesanato do Governo do Estado.
O salão, que ficou aberto durante um mês, é vitrine para artesãos de várias localidades da Paraíba é montado anualmente, sempre no período de alta estação. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, muitos artesãos que expõem nesses salões negociam contratos com clientes brasileiros e estrangeiros para, após o término do evento, produzir as peças encomendadas.
Presente nos salões de artesanato há várias edições, Nevinha das Cerâmicas aumenta as vendas a cada ano. "Vendo muito bem nos salões, onde também fecho negócios futuros com clientes que visitam as feiras”, disse.
Na próxima semana, Nevinha começará a produção das peças encomendadas para a Inglaterra. Parte do pagamento já foi depositado na conta da artesã. Ela, o marido e colaboradores têm um prazo de 90 dias para entregar as panelas, que atravessarão o oceano via container, que será embarcado no porto de Suape, em Pernambuco.
De acordo com Nevinha, esta não é a primeira vez que os ingleses compram suas famosas panelas pretas e marrons. O primeiro pedido, há alguns anos, foi de 125 peças. No ano seguinte, eles compraram 750 unidades. O maior pedido, feito pela mesma rede de restaurantes ingleses, foi de três mil peças.
Ela contou que os ingleses são exigentes e se encantaram com a qualidade e com o acabamento de suas panelas e demais utensílios, uns feitos de barro comum e outros de argila especial. Por dia, são "armadas” 75 peças; no dia seguinte, elas passam pelo acabamento e secagem e, em seguida, vão ao forno. Em 30 dias, a carga chega à Inglaterra.
O 15º Salão de Artesanato da Paraíba, que se encerrou neste domingo (22), esteve aberto todos os dias, das 15h às 22h, desde o dia 22 de dezembro e reúne trabalhos de artesãos vindos de todas as regiões do Estado.

Governadora fala sobre a distribuição de cadeiras de rodas no RN

No programa de rádio RN Agora desta segunda-feira (23), a governadora Rosalba Ciarlini fala sobre a importância de apoiar e valorizar os portadores de necessidades especiais e sobre a distribuição de cadeiras de rodas.

”Esse programa, que é um programa social e de saúde, está sendo realizado através do Centro de Reabilitação Infantil e de Adultos, que as pessoas conhecem como CRI, e que tem sede aqui em Natal. O programa vai beneficiar duas mil e trezentas pessoas com cadeiras de rodas de vários tipos, inclusive para os chamados para-atletas. O estado está investindo R$ 1,7 milhão, para garantir cadeira de rodas a todas as pessoas cadastradas no programa”, explicou.

De acordo com a Governadora, o trabalho é coordenado por equipes técnicas do CRI e a distribuição começou por Natal e municípios da Região Metropolitana. “Vamos entregar as cadeiras em todo o estado, de acordo com um esquema já organizado pelas equipes do CRI”, disse Rosalba, enfatizando que além de ser um programa de saúde, é acima de tudo um programa social.

“As pessoas nem sempre têm condições de comprar uma cadeira, por mais simples que seja, e sem a cadeira elas são prejudicadas no tratamento de reabilitação que fazem, deixam de ir à escola, perdem uma oportunidade de trabalhar ou de praticar esportes. Ou seja: essas pessoas viram excluídas e o nosso Governo não pode permitir isso, porque o nosso compromisso é exatamente com a inclusão social. Em todos os níveis: no mercado de trabalho, na educação, na integração à sociedade. Esse é o sentido desse programa, que, com certeza, vai melhorar muito a vida das pessoas portadoras de necessidades especiais”, observou a Governadora.

Hackers invadem computadores usando sites de jogos infantis

O colorido e os jogos dos sites atraem o público
infantil (Foto: Reprodução/DailyMail)

Pessoas mal intencionadas têm um novo alvo para propagação de vírus e ameaças virtuais: as crianças. Um site com jogos infantis infectou, sozinho, 12.600 usuários em apenas um mês, de acordo com informações da Avast.
O nome da página é CuteArcade e seu principal chamariz são os jogos oferecidos gratuitamente para as crianças. A maioria dos vírus desse tipo apresenta “game” ou “arcade” no nome.
Para atrair a atenção do público infantil, os hackers (ou crackers, termo mais preciso) desenvolvem jogos que demandam muitos cliques. Conforme o jogo acontece, a página carrega de maneira silenciosa elementos que não são esperados pelo internauta mirim.
Pelas informações da Avast, os cavalos de troia instalados por esse método rodam no computador e, em seguida, levam o navegador para outras páginas - essas sim responsáveis por baixar os vírus mais pesados. As crianças são usadas para atrair a instalação dos softwares, mas o interesse principal dos crackers são os dados dos pais dos pequenos, como o número do cartão de crédito ou endereço para cobrança.
A Avast ainda afirma que muitos dos sites parecem ser legítimos, ainda que não sejam. A dica da empresa é que usuários estejam sempre com o navegador e com aplicativos de segurança atualizados. E o mais importante: não é possível detectar um site malicioso apenas pelo seu visual.

'É uma glória', diz prefeito empossado aos 94 anos no interior da Bahia

A cidade de Dom Macedo Costa, a 180 quilômetros de Salvador, está sendo governada por um prefeito de 94 anos, que po de ser considerado o mais velho do Brasil. Edvaldo Oliveira Souza era vice e assumiu a prefeitura no lugar de Deraldo Piton, que morreu no sábado (21) em decorrência de problemas no fígado.
O novo prefeito diz que se sente privilegiado por ainda ter condições físicas de administrar a cidade. “É uma glória chegar aos 94 anos ainda administrando um munícipio. Eu queria sempre ser vereador e cheguei mais longe”, afirma. O político já foi considerado o vereador mais velho do Brasil pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2004, aos 86 anos, e agora assume o posto de gestor municipal em clima de surpresa e confiança. “Não esperava, mas com o auxílio de Deus e do povo macedense, vamos colocar para frente. Eu pretendo governar fazendo o possível, realizando o que as verbas oferecerem”, diz.
Segundo dados do TSE, nas últimas eleições municipais, em 2008, o prefeito eleito com mais idade no Brasil foi Susumo Itimura (PSDB), em Uraí (PR), que morreu em 2011 aos 93 anos.

Edvaldo nasceu em 12 de janeiro de 1918, na localidade do Ramo das Graças, na cidade de Dom Macedo Costa. Foi vereador na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde assumiu quatro mandatos. Ele ocupou outros quatro mandatos como vereador em Dom Macedo Costa.

Sepultamento
O corpo de Deraldo Barreto Piton começou a ser velado na tarde de sábado, na Câmara de Vereadores de Dom Macedo Costa e o enterro foi realizado no final da manhã de domingo (22) com a presença de dezenas de moradores. O vice Edvaldo havia sido empossado quatro dias antes, quando o prefeito já estava afastado da gestão municipal por agravamento dos problemas de saúde.
Ele foi internado no Hospital Espanhol, em Salvador, no dia 8 de janeiro para tratar de uma cirrose hepática. Deraldo era casado e deixou quatro filhos. Ele cumpria seu terceiro mandato como prefeito e já foi vereador por duas vezes no município.

sábado, 21 de janeiro de 2012

17ª edição da Fiart acontece no Centro de Convenções

A 17ª Feira Internacional de Artesanato acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções e oferece uma vasta programação cultural com gastronomia, festival de danças folclóricas, mostras, rituais indígenas e shows variados.

Este ano, o evento traz mais uma vez o rico artesanato regional, nacional e internacional através de cerca de 1600 expositores, que apresentam imagens em madeira e cerâmica, prata, bijuterias em madeira, bombons artesanais, telas, móveis etc.

Nesta segunda-feira (23), vai receber a visita das autoridades que estão dando apoio ao evento, numa movimentação de falas e de visitação a partir das 18h.

Evento acontece até o dia 29 com gastronomia, variada programação cultural, salões e exposições.

Fim de semana será de chuva forte em grande parte do país

Grande parte do país terá chuva forte neste final de semana, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
A previsão é de chuva forte, no sábado e no domingo, no extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.
Também deve chover forte em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Amazonas, sul de Roraima, Pará, sul e oeste do Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, oeste e noroeste da Bahia.

Na imagem, nuvens encobrem grande parte do país nesta
sexta-feira (20) (Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)

Agricultor constrói carro apelidado de 'caveirão' no sertão do Ceará

A criação do agricultor Areudo Rodrigues, um carro com motor de motocicleta e feito de madeira, atrai olhares nas ruas do vilarejo de Santa Isabel, em Quixeramobim, no sertão central do Ceará. Os moradores batizaram o veículo de “caveirão” devido às semelhanças com o veículo do batalhão de operações especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. "O apelido ficou. Todo mundo chama ele assim", diz Rodrigues.
'Caveirão' é feito de madeira e ferro e tem até aparelho de DVD.  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
 "Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar", afirma o técnico em agropecuária Samuel Pinheiro, morador de Santa Isabel. O veículo tem até aparelho de DVD com duas caixas de som. A estrutura é de madeira, com revestimento de ferro na parte inferior. Os pneus e o motor são de motocicleta e o tanque comporta cinco litros de gasolina.
“Não fiz nenhum desenho ou rascunho, nem me baseei em outro modelo”, afirma Rodrigues que também é artesão. Por dois anos, ele dedicou as noites e as horas livres dos fins de semana, quando fechava sua oficina de conserto de móveis, para executar o antigo projeto de construir o veículo.
Rodrigues não contabilizou o custo da construção do “caveirão”, mas diz já ter recebido oferta de R$ 10 mil pela criação. “É um sonho que eu não vendo”, afirma. “Desde pequeno, tenho esse sonho de construir o meu próprio carro para brincar com ele”, diz o agricultor de 31 anos que já havia feito três tentativas antes de reiniciar o projeto de construir o veículo em 2009.
O criador pretende guardar o carro junto com outras invenções, bem-sucedidas ou não. A moto com motor de carro, por exemplo, não funcionou. “Vou guardá-lo de lembrança, mas quero mesmo é realizar meu outro sonho de possuir um carro de verdade”, afirma Rodrigues, que usa o veículo para se locomover dentro do município. “As pessoas ficam 'mangando' (rindo) quando eu passo, mas eu não me importo porque meu carro tem tudo que os outros têm”, diz apontando para o freio e os faróis.

Força da família
A mulher de Areudo Rodrigues, Jane Saldanha, conta que a família tinha vontade de possuir um automóvel. "A gente tinha vontade de possuir um carro, o dinheiro não dava e ele construiu o dele", disse.
O pai de Areudo, Wilson da Silva, diz ter orgulho do filho. "Eu acho que é muita coisa, né? Pra mim é, e para ele também. O que eu desejo para ele é que ele continue desse jeito e vá crescendo cada vez mais", disse. A filha, Williane, 10 anos, já faz planos com o "caveirão". "Queria dar um passeio por Fortaleza, São Paulo, que eu nunca fui", diz.
Os vizinhos se admiram com a invenção. "Sabia que ele era inteligente, mas nesse tanto não. Está de parabéns", diz o comerciante Danilo Rocha.  O técnico em agropecuária, Samuel Pinheiro, diz ter ficado feliz pelo vizinho. "Fiquei muito feliz em ter na comunidade um conterrâneo com essa capacidade de criar, de fazer um carro desse e botar para rodar. Um cara da roça, agricultor e conseguir desenvolver um carro sozinho", afirmou.
GI/CE