sábado, 11 de fevereiro de 2012

Há dois anos morria Ruy Pereira, ex-prefeito de Serra Negra do Norte

Hoje (11) completa 2 anos da partida do ex-secretário estadual de Educação, Ruy Pereira dos Santos, que morreu vítima de um acidente de trânsito na BR-101, na altura do município de Igarassu, em Pernambuco, distante 28 quilômetros de Recife.
O ex-prefeito de Serra Negra do Norte se dirigia à capital pernambucana para passar o Carnaval, quando seu veículo foi atingido por um caminhão.
Conheça um pouco da sua história
A vida de Ruy Pereira sempre esteve pautada na honestidade, no compromisso, no amor aos ideais e na dedicação a tudo que se propunha a fazer. Com espirito de líder, deixou um legado que permanecerá para sempre, como exemplo de luta em defesa da coletividade.

Ruy Pereira dos Santos nasceu no município Campina Grande-PB, em 28 de abril de 1949, filho da agricultora Maria da Costa (Lalá) e do sapateiro José Pereira dos Santos (Peba). Ainda criança mudou-se com a mãe e os irmãos (Ary, Jaime, Fernando, Eliza e Miguel) para a cidade de Lucrécia-RN, onde viveu até o inicio da adolescência. Ele e os irmãos enfrentaram inúmeras dificuldades para ter acesso à educação, especialmente após a morte da mãe, do seu pai herdou esteio político.

O inicio da vida escolar aconteceu em Almino Afonso, depois em Jardim de Piranhas, onde se preparou para realizar o exame de admissão ao curso ginasial em Caicó, para onde se mudou em 1966 aos 17 anos. Naquela época inicia sua trajetória como líder estudantil elegendo-se Presidente e Tesoureiro da União Estudantil Caicoense (UEC) e Presidente da Casa do Estudante, ainda jovem demonstrou seu espirito de liderança na defesa dos ideais de justiça social e humanismo. Durante sua administração na casa do estudante destacam-se a fundação da primeira casa do estudante mista do Brasil, com a criação do Departamento Feminino, e a aquisição da sua sede própria (até hoje em funcionamento). Lutou pela instalação do curso científico, atual ensino médio, na rede pública e gratuita, isto em 1970. Retorna a Caicó como fundador e primeiro presidente da Associação universitária de Caicó (AUCA), em 1974 como estudante da Faculdade de Medicina de Campina Grande. Criou o Clube dos Estudantes Universitários de Caicó e promoveu a primeira Semana Universitária do Seridó.

Ruy Pereira concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, em julho de 1978, passando a exercer suas atividades como Médico em Lages-RN, de onde saiu, em 1979, quando foi aprovado por concurso para Professor da Universidade Federal de Pernambuco, por seu desempenho destacado como professor e pesquisador Ruy foi convidado a assumir o cargo de Diretor Regional da Fundação SESP (atual Fundação Nacional de Saúde) em Pernambuco, cargo que ocupou de 1985 até 1989.  Desenvolvendo projetos pioneiros e de grande importância para a Saúde Pública, beneficiando a vida milhares de pessoas.

Em 1990, Ruy foi convocado pelo Governador Carlos Wilson para dirigir a V Diretoria Regional de Saúde. Entre janeiro de 1993 e maio de 1996, assumiu o cargo de Secretário Adjunto de Saúde do Recife. Eleito vereador em Serra Negra do Norte, em outubro de 1992, Ruy acumulou o cargo eletivo com o de secretário adjunto de saúde do Recife, de janeiro de 1993 a junho 1996, quando se desincompatibilizou para concorrer a prefeito, em 1996. É eleito para o cargo de Prefeito de Serra Negra do Norte, ao lado de Júlio Neto, onde governou de 1997 a 2000 com uma administração inovadora e revolucionária. Durante sua gestão, dotou a cidade de Serra Negra de uma infraestrutura de saneamento básico que modificou drasticamente os índices de mortalidade infantil, perenizou o rio Espinharas no percurso de 30 km do território serranegrense, com 10 barragens, também durante a sua gestão foi criada a primeira filarmônica do munícipio que hoje recebe seu nome. Na condição de prefeito, foi Presidente da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental (AMS), em 1997 e de 1999 a 2000. Finalizado seu mandato de prefeito de Serra Negra do Norte, assumiu a direção do projeto Alvorada do Estado de Pernambuco, de janeiro de 2001 a maio de 2002, quando se afastou para disputar o governo do Estado do Rio Grande do Norte, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Retornou a Serra Negra do Norte, no ano 2003, por decisão da Justiça Eleitoral, depois de constatadas irregularidades na campanha de sua reeleição, administrando a cidade por um período de 10 meses. De Fevereiro de 2005 a março de 2006 exerceu o cargo de Secretário Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Em março de 2006, desincompatibilizou-se do cargo de Secretário de Saúde para concorrer à primeira suplência de Senador pelo Partido dos Trabalhadores, voltando ao governo potiguar como Secretário de Assuntos Institucionais. Em julho de 2008 assumiu a Secretária de Educação e Cultura, antes de embarcar para Recife, na viagem que marcaria a interrupção trágica de sua vida, Ruy Pereira entregou na tarde do dia 11 de fevereiro de 2010 todos os projetos e planejamentos para serem executados ao longo de 2010.

Ruy conheceu sua esposa, a serranegrense Ana Maria de Brito, no Ginásio Estadual de Caicó, e juntos concluíram o Curso Científico, na cidade do Recife. Namorados desde meados dos anos 1970, ambos estudando medicina, ela na UFPE, e ele, em Campina Grande, casaram-se em 1980, tiveram três filhos: Bruno (1982), Eliza (1984), e Artur (1986).
Fonte: Revista Encantos do Seridó | 1ª Ed. Setembro 2011

2 comentários:

  1. Tive o prazer de trabalhar com este grande homem que foi competente e muito honeste. Saudades Doutor RUI PEREIRA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Geovannepor dedicar esta página em homenagem ao inesquecível Ruy Pereira, cuja história só nos orgulha e nos dá forças para continuar trilhando o caminho do bem e em defesa da coletividade.

    ResponderExcluir